Dicas de Praga: uma das mais belas cidades do Leste Europeu
- 26 de agosto de 2017
Praga é a capital e a maior cidade da Républica Checa. A cidade fica situada a margem do Rio Vltava e é conhecida por ser uma das mais belas cidades do Leste Europeu juntamente com Budapeste, na Hungria, e Viena, na Áustria.
Praga é uma cidade que possui um extenso patrimônio arquitetônico e uma rica vida cultural, sendo sinônimo de excelente atrações turísticas, vida noturna agitada, bons restaurantes, ótimos passeios e música de qualidade.
Partindo do Brasil não existem voos diretos para chegar ao destino, contudo, praticamente todas as cias aéreas europeias voam para Praga das suas capitais. Também é possível ir de trem para Praga de diversas capitais e cidades da europa.
Praga é um daqueles países que podem ser visitados o ano inteiro. A cidade como a grande maioria da Europa possui as quatro estações do ano bem definidas, fazendo sol e calor no verão e com presença de chuvas e bastante frio no inverno.
O melhor período para visitar Budapeste na minha opinião são os meses de maio e junho e de setembro e outubro quando a temperatura está bem agradável e a cidade não está tão lotada de turístas. Já os meses de julho e agosto fazem parte da alta estão e a cidade costuma ficar bem agitada. Nesse período o calor é intenso e e os dias são bem longos, somente escurecendo por voltas das nove e meia da noite.
O idioma da República Checa é o Theco. Mas podem ficar despreocupados, pois grande parte da população fala o inglês ou pelo menos compreende. A moeda é a Coroa tcheca. Recomendo levar euro ou dólar que ambos são aceitos nas casas de câmbio para fazer a troca. Fizemos parte do câmbio no aeroporto apenas para os gastos do primeiro dia e o restante no centro da cidade, local onde o câmbio era infinitamente mais favorável.
A rede hoteleira de Praga é muito boa com muitas opções de hotéis bons. Ao todo são mais de três mil hotéis espalhados pela cidade. São hospedagens para todos os bolsos e gostos e possuem preços bem abaixo dos praticamos nas grandes cidades da Europa Ocidental. Pra ter uma ideia é possível ficar em um ótimo 4 estrelas pagando cerca de 100 euros na diária.
A cidade de Praga é dividida em distritos (1 a 10). Recomendamos fortemente ficar hospedado no Praha 1 (primeira região), centro da cidade, local onde ficam as principais atrações da cidade sendo possível fazer praticamente tudo andando.
São ótimas opções de hospedagem na cidade os seguintes hotéis: Grandior Hotel Prague, Radisson Blu, Hotel Residence Agnes ,Grandium Prague e o Grand Majestic Plaza. Conheçam outros hotéis de Budapeste CLICANDO AQUI.
As principais atrações turisticas da cidade ficam concentradas próximas uma das outras. Então sem dúvida alguma a melhor forma de conhecer a cidade é ANDANDO. Pegue um mapa da cidade e saia literalmente explorando suas principais atrações.
A cidade como a maioria das capitais europeis possui transporte público bem eficiente sendo possível se locomover de ônibus, trans, funicular e metrô.
Existe também o ônibus com serviço hop on hop off que possui parada nas principais atrações turísticas da cidade e que custou o bilhete 22 euros ou 34 euros com passeio pelo Rio Vltava.
Praga possui uma infinidade de boas atrações turísticas e as principais ficam em duas regiões da cidade: a cidade antiga (Staré Mesto) e a Malá Strana que fica do outro lado da Ponte Carlos.
Na regiao da cidade antiga (Staré Mesto) se concentram duas ótimas atrações que são a Torre da Prefeitura e o famoso Relógio que marcar a data e as horas, registra a posição do sol, os ciclos astronômicos, fases da lua e feriados do calendário cristão.
Atravessando a Ponte Carlos, outra grande atração da cidade repleta de artistas cantando e tocando instrumentos locais, chegaremos em Malá Strana, região onde fica o Castelo de Praga.
Na Ponte Carlos possui 30 réplicas de estátuas góticas e santos católicos em toda a sua extensão. A mais importante é a de São João Nepomuceno onde reza a lenda que se passar a mão na placa de bronze a pessoa que passou terá muita sorte.
O Castelo de Praga, um dos maiores do mundo e que abrigou ninguém menos do que os reis da Boêmia, imperadores romanos sagrados e presidentes da Tchecoslováquia e da República Tcheca.
São Vitus: a Catedral é o templo católico mais importante da República Checa. Dentro da igreja é possível subir os 287 degraus até o topo da torre principal da catedral e ter uma das melhores vistas da cidade.
Igreja de São Nicolau: é um dos templos barrocos mais bonitos da Europa. Situada nos arredores do castelo de Praga, em Malá Strana, a igreja foi erguida entre 1704 e 1755.
Petrin Hill: é uma das principais áreas verdes da cidade. O parque é lindo e conta com várias espécies de arvores nativas e com uma mini torre que mais parece a Torre Eiffel. Infelizmente não subimos na torre, mas vimos algumas fotos e a vista é espetácular.
Busto de Franz Khafta: homenagem a um dos escritores mais conceituados do mundo. A obra fica na Quadrio Business Centre, uma espécie de shopping center.
Casa Dançante: é um dos principais símbolos da cidade. A casa Dançante se destoa de grande parte das construções no centro de Praga. O formato inusitado dá a impressão de o prédio estar em um movimento de dança.
Rua Celetna: é a principal rua de pedestres da cidade. Ela liga a Rota da Coração, da Cidade Antiga, até o Castelo de Praga. Essa Rua possui um comercio maravilhoso repleta de lojas e restaurantes.
Passeio de Barco: não deixem de fazer o passeio de barco pelos canais de Praga e conhecer a cidade por outro ângulo. São vários os barcos que fazem o passeio e o ingresso custa em média 15 euros por pessoa.
DICA IMPORTANTE: para quem está com pouco tempo ou quem gosta de maior comodidade uma ótima opção é comprar o Prague City Pass, ticket que dá acesso as principais atrações da cidade (Castelo de Praga - Palácio Real Old com Vladislav Hall, a Basílica de St. George, Golden Lane com Daliborka Tower, Catedral de São Vito) sem necessidade de enfrentar fila.
Sem dúvida Praga é uma das cidades mais bonitas do Leste Europeu. Não conheço uma única pessoa que tenha visitado a cidade e diga que não se apaixonou. Recomendamos passar 3 dias inteiros para conhecer suas principais atrações turísticas com calma. Espero que tenham gostado das nossas dicas e qualquer dúvida que tenham é só pergutar que teremos o maior prazer em respondê-los.
Esse artigo foi lido 1412 vezes!
Sobre o Autor