Ficamos hospedados nesta linda cidade durante parte da nossa lua de mel.
Posts relacionados: Dicas gerais de Paris; Tour rápido por Paris; 3 passeios imperdíveis nos arredores de Paris; Principais Castelos do Vale do Loire; Amboise - dicas; Onde se hospedar no Vale do Loire;
Amboise é uma cidade que fica nas margens do Rio Loire e faz parte do famoso vale do Loire, uma das regiões mais visitadas do mundo, repleta de castelos e história.
A cidade é um charme, cheia de restaurantes, lojas de doces, bares e atrações turísticas.
Fica a 226 km de Paris, 35 km de Blois e 25 km de Tours (maior cidade do vale).
É possível ir para Amboise de carro, trem e ônibus. Fomos de carro. Aluguamos um carro no Aeroporto de Orly, em Paris, e foi super tranquilo. As estradas da França são maravilhosas e o trecho do Vale do Loire é linda, cheio de vinícolas, plantações e girassóis e o principal: CASTELOS E MAIS CATELOS.
Ficamos hospedados no Château Les Arpentis (vou contar essa experiência em post único), que fica em Saint-Règle, menos de 3 km do centro de Amboise e com uma localização excelente para os principais pontos turísticos da região.
Os principais pontos turísticos da cidade são:
Château d'Amboise - Construído com vista para o Loire. O castelo começou a sua vida no século XI quando foi ampliado e melhorado. No dia 4 de Setembro de 1434, o edifício foi confiscado e adicionado por Carlos VII aos bens da Coroa, depois do seu proprietário, Louis d'Amboise, ter sido acusado de conspiração contra Luís XI e executado em 1431. Uma vez nas mãos Reais, o castelo tornou-se num dos favoritos dos reis franceses; Carlos VIII de França, que aqui nasceu e faleceu, decidiu fazer extensas reconstruções, começadas em 1492 ao estilo do gótico flamboyant francês tardio e, depois de 1495 empregou dois mestres pedreiros italianos, Domenico da Cortona e Fra Giocondo, os quais providenciaram para Amboise alguns dos primeiros motivos decorativos renascentista alguma vez vistos na arquitetura francesa. Os nomes de três construtores franceses estão preservados nos documentos: Colin Biart, Guillaume Senault e Louis Armangeart. (fonte Wikipédia).
No jardim do Château existe uma linda e pequena capela e é lá que se encontra o túmulo de Leonardo da Vinci. O lugar é lindo!!!
A entrada no Château é paga e custa 10,7 euros. Informações no site ( http://www.chateau-amboise.getaticket.com/Offres.aspx ).
Centro da Cidade - O Centro da cidade de Amboise é lindo. Andar pela cidade passa a sensação de que teríamos voltado para o século XV. Existem vários restaurantes charmosos, lojas de souvenirs e bares descolados.
Clos Lucé - O Castelo Clos Lucé foi a última residência de Leonardo da Vinci e foi lá onde ele passou os útimos anos da sua vida. É um lugar dedicado à arte e às múltiplas perspetivas do criador toscano. Lá o visitante tem a oportunidade de conhecer várias invenções que Leonardo teve como engenheiro civil e militar, botânico, arquiteto e músico.
Onde comer:
Amboise, possui diversos restaurantes, vários deles ficam localizados no centro da cidade e alguns outros um pouco mais afastados. A comida francesa da região é excelente e os vinhos nem se fala. Nos supermercados, pode-se comprar vinhos por 3 euros que custam no Brasil mais de R$ 150 reais a garrafa. No centro de Amboise existe um Carrefour (5 Quai du Général de Gaulle, 37400 Amboise, France) que conta com uma grande variedade de vinhos.
Uma dica bem interessante é ir tomar um drink no final da tarde no bar Le Shaker. Esse bar possui uma vista fantástica da cidade e do Castelo de Amboise.
Até à próxima!!!
Esse artigo foi lido 5108 vezes!
Sobre o Autor