O que é a taxa de turismo na Europa?

  • 16 de junho de 2019
O que é a taxa de turismo na Europa?


Para os turistas que viajam constantemente, é provável que já tenham se deparado com uma cobrança extra durante a hospedagem. Se o destino faz parte do eixo europeu, as chances são ainda maiores. Conhecida como taxa de turismo, a taxa tem se tornado cada vez mais comum e muitos viajantes ainda tem dúvidas sobre a mesma, e se perguntam se é realmente uma taxa legítima. 

 

A taxa de turismo é cobrada com o objetivo de arrecadar fundos para dar suporte e ajudar a manter a infraestrutura do local, assim como seus recursos naturais e a sustentabilidade da cidade. Além disso, os fundos também são utilizados para modernizar as atrações turísticas. Os valores variam de cidade para cidade, mas em geral não são muito altos. 

 

A taxa passou a ser cobrada como forma de compensar o excesso de turismo das cidades. Muitos locais são considerados hoje como cidades superlotadas de turistas e impraticáveis para moradores. Algumas das cidades, inclusive, não suportam geograficamente o número de turistas que recebe, por isso medidas como o aumento dos valores de hospedagem ou taxas de turismo entram em cena, para equilibrar o fluxo de pessoas. Certas cidades e pequenas ilhas já limitam o número de visitantes diários, para garantir o bom funcionamento local. 

Como pagar a taxa de turismo

A taxa de turismo é calculada pelo número de noites na cidade. Qualquer turista que se hospeda na cidade deve pagar a taxa de turismo, que geralmente é cobrada no check-out do local hospedado, para que seja calculado corretamente o número de noites que o viajante ficou na cidade. Nem todos os sites de reserva indicam o valor da taxa, por isso é importante ficar atento ao reservar um hotel. 

Alguns locais oferecem isenções da taxa de turismo para casos como de crianças, pessoas com deficiências e seus acompanhantes, pessoas em tratamento médico no local, motoristas de ônibus e guias turísticos. Assim como os valores, as isenções da taxa variam dependendo do local. Em cidades como a Eslovênia, por exemplo, crianças acima de 7 anos pagam metade da taxa. 

Alguns países que cobram a taxa

 

França - taxe de sejour é cobrada por hóspede, pelo número de noites, e varia de acordo com o tipo de hospedagem escolhida. As taxas variam de 0,20 a 4 euros, e menores de 18 anos são isentos do valor. 

 

Itália - conhecida como Tassa di soggiorno, as taxas de turismo na Itália variam de acordo com a cidade. As médias em Roma vão de 3 a 7 euros por noite, enquanto em Milão, vai de 2 a 5 euros por noite. 

 

Espanha - as taxas variam dependendo da temporada e região. Na baixa temporada os valores caem em 50%. O arrecadamento vai para proteção de recursos de ilhas espanholas. 

 

Ainda é difícil dizer se esse tipo de cobrança resolve o problema do turismo em excesso. Muito da solução passa por planejamento e responsabilidade. E claro, na sustentabilidade da região acima do lucro.



Esse artigo foi lido 3413 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo

Veja Também