Em um país essencialmente muçulmano, visitar a principal mesquita é a melhor forma de compreender um pouco mais dos costumes e crenças locais. No Qatar, nossa @guiadoha nos levou até a Imam Mohammed Ibn Abdul Wahhab Mosque, nome oficial da maior mesquita do país com capacidade para até 30 mil pessoas. São mais de 90 domus e 17 portões de acesso.
Imagem Geral da Mesquita (GoPro)
A construção é bastante imponente, mas ao mesmo tempo sem a “ostentação” comum em construções deste tipo no oriente médio. As mulheres devem utilizar abaya (traje mulçumano) para entrar, sendo possível retirá-la no local; e só tem acesso à área feminina de orações, já que homens e mulheres rezam em espaços distintos no islã. O mesmo vale para os homens, que só acessam a área principal do complexo;
Imagem da sala de orações masculina
Outro ponto interessante de visitação são os banheiros, tanto para mulheres quanto para os homens, já que é lá que os mulçumanos iniciam o ritual da reza, lavando as mãos, pés, rosto e orelhas antes de se dirigir às respectivas salas de orações. A biblioteca também vale a visita!
Não é permitida a entrada de câmeras fotográficas nas salas de oração, mas é liberado o uso do telefone celular para fotografar e filmar.
Foto Skyline da cidade através dos portões (celular)
CONTINUEM LENDO NOSSOS POSTS DO QATAR.
Dica: A mesquita possui uma belíssima vista do centro financeiro da cidade, mas do lado de dentro é possível, através dos portões de entrada frontais, fazer fotos legais com a porta árabe tradicional como moldura para o skyline de Doha.
Esse artigo foi lido 2038 vezes!
Sobre o Autor