A Jordânia é um país do Oriente Médio que faz fronteira com a Síria, Iraque, Arábia Saudita e com Israel. O país é bastante visitado por turistas do mundo inteiro e a sua principal atração é a região arqueológica de Petra que possui diversas obras esculpidas em arenito que sobrevivem ao longo de milhares de anos.
Vejam o vídeo com os melhores momentos desse destino e aproveitem e assinem nosso canal do youtube.
Petra ficou mundialmente famosa por ter sido cenário dos filmes "Indiana Jones e a Ultima Cruzada" e "Transformers 2". Na região também foram gravadas várias cenas da novela brasileira "Viver a Vida". Além disso, a cidade possui muita história pois foi importante ponto entre a rota comercial entre a península arábica e a cidade de Damasco, na Síria.
Petra já fez parte do Império Romano e Bizantino, porém foi totalmente destruída por dois grandes terremotos e nunca mais se recuperou. Depois desses episódios a cidade ficou completamente perdida. Logo em seguida a cidade foi abandonada e ficou vários séculos perdida e somente voltou a ser redescoberta em 1812 pelo Suíço Johann Ludwing e no ano 1985 foi considerada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Para quem visita Israel existem diversas opções de passeios bate e volta para Petra de várias cidades (Tel Aviv, Jerusalém e de Eilat). Sem dúvida a melhor opção de bate e volta para Petra é através de Eilat, balneário que fica no golfo de Aqba a poucos quilômetros da fronteira com a Jordânia a de 130 km de Petra.
Como estávamos em Eilat (veja nossas dicas de Eilat) contratamos um passeio com a empresa Tourist Israel e fomos conhecer Petra num tour de um dia e vamos contar todas os detalhes do nosso passeio.
Inicialmente é importante ter em mente que existem vários passeios pela Jordânia. Existe o passeio de um dia que visita apenas Petra (foi esse passeio que contratamos); o passeio de dois dias que faz Petra é o deserto de Wadi Rum, e outros passeios que visitam outras cidade como a histórica cidade de Jaresh e a capital Amã. Os passeios são bem caros, mas vale cada centavo a visita. Pagamos na época cerca de 320 usd por pessoa pelo tour + taxas de visto + ingressos para o sítio arqueológico + almoço sem bebida.
A empresa Tourist Israel nos pegou pontualmente em nosso hotel em Eilat às 7:30 horas da manhã e fomos diretamente para a fronteira de israel com a Jordânia que fica a apenas 10 minutos do centro de Eilat. Passamos cerca de duas horas com nosso grupo na fronteira realizando o processo de imigração de saída de Israel e chegada na Jordânia. O processo é bem rígido e bem demorado a depender do horário do dia.
O visto da Jordânia custou na época 65 usd e é tirado no próprio local com necessidade apenas do passaporte. Todo o processo foi auxiliado com o nosso guia contratado para o passeio. Depois que atravessamos a fronteira e pisamos em solo jordaniano entramos em nosso ônibus e partimos em direção à Petra!
Foram duas horas e meia de estrada. Grande parte no Deserto com belas paisagens! Durante o percurso fizemos uma parada em um local que vendia artesanato para ir ao banheiro e tomar um café. O artesanato da Jordânia é lindíssimo, entretanto excessivamente caro. Queríamos comprar um camelo com algumas pedras do país é o mesmo custava cerca de 300 usd. Resultado: levamos apenas um imã de geladeira rsrsrs.
Chegamos no centro de visitação de Petra por volta das 12:30 horas! Lá nosso guia comprou nosso ingresso que custou cerca de 70 usd. É importante observar que os ingressos variam de preço de acordo com a quantidade de dias que os turistas queiram visitar o local. A cidade que fica Petra nos pareceu bem organizada com várias opções de hotéis e restaurantes.
O parque arqueológico é imenso e para conhecer todas atrações são necessários dois dias inteiros! Como tínhamos apenas um dia fizemos o trajeto básico e visitamos apenas as principais atrações de Petra. O caminho é de areia e o grau de dificuldade da trilha é baixo, sendo necessário ter muita disposição pois as distâncias são grandes. Para se ter uma ideia rodamos mais ou menos 9 km na nossa pequena trilha. Para quem não tem tanta disposição é possível fazer o trajeto de charrete, cavalo ou burro e custa mais ou menos 30 usd.
O Obelisk Tomb, monumento que fica logo no início da trilha; Siq, que é um caminho de mais de um quilômetro entre um estreito paredão de rochas que dá acesso ao Al-khazneh " a câmera o tesouro"; o Teatro, local grandioso com várias colunas; a Ruas das Fachadas, local com várias tumbas.
Outras atrações que não visitamos: Museu Arqueológico de Petra e o Museu Nabateu de Petra: ambos possuem diversos objetos que explicam a história dessa incrível cidade. Infelizmente também não tivemos tempo de conhecer o Petra by Nigth que acontece três vezes durante a semana mais especificamente às segunda, quartas e quintas a partir das 20:30 horas. Durante esses dias diversas velas são colocadas no Silq e no Al-khazneh.
Acabamos nosso passeio por volta das 16:00 e fomos almoçar em um dos vários restaurantes que existem em Petra. O almoço já estava incluído no nosso pacote e a comida era muito mais ou menos, mas deu para comer.
Após o almoço embarcamos novamente em nosso ônibus e voltamos para a fronteira! Diferentemente da ida o processo de imigração de retorno não durou nem 15 minutos e foi bem tranquilo! Chegamos em nosso hotel por volta das 20:00 horas.
Recomendamos passar dois dias inteiros na região para explorar todas as suas atrações com bastante calma. Fizemos unicamente o bate e volta e não achamos suficiente.
Existem vários hotéis em Petra e os preços são bem parecidos com os do Brasil! Em que pese não ter dormido na região um hotel que nos chamou muita atenção foi o Mövenpick, hotel de luxo, e para os mochileiros uma Guest House que fica dentro do parque! Ambos me pareceram bem agradáveis.
As caminhadas são longas, portanto, levem tênis de trilha ou um sapato bem confortável. Olhem um dia antes a temperatura e vá de acordo com o clima! Fomos em maio e pegamos cerca de 10 graus. Levem também uma garrafa de água na mochila para hidratar.
Amamos ter conhecido Petra, sem dúvida faz jus ao fato de ser considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. A empresa que contratamos foi bastante séria, responsável e o passeio foi incrível. Entretanto, somente façam o passeio de bate e volta se realmente estiverem com os dias contatos, pois o ideal são dois dias na região. Saímos com a sensação de que não conhecemos nem 1/3 das atrações!
Enfim, espero que tenham gostado das nossas dicas! Qualquer dúvida que porventura tenham é só perguntar que teremos o maior prazer em respondê-los.
Esse artigo foi lido 12035 vezes!
Sobre o Autor