Depois de dias incríveis em Nova Deli, capital da Índia, seguimos direção para Agra, Estado de Uttar Pradesh, nossa segunda parada no Triângulo Dourado Indiano.
A cidade de Agra já foi a antiga capital da Índia (Hindustan), porém ela é mundialmente famosa por ser a cidade do Taj Mahal, principal cartão postal da Índia e uma das sete maravilhas modernas do mundo.
A cidade conta com pouco mais de três milhões de habitantes e fica situada nas margens do rio Yamuna a pouco mais de 3 horas e meia de viagem de carro de Nova Deli. A estrada até Agra é muito boa e praticamente todo o trajeto é feito em auto estrada.
Embora a história de Agra seja amplamente reconhecida com o Império Mughal, a cidade foi construída muito antes de ter ligações com o Mahabharata épico hindu.
É sabido que Sultan Sikandar Lodi, o Governante de Deli fundou Agra no ano de 1504 e que logo depois da morte do sultão, a cidade passou para o seu filho Ibrahim Lodi.
Diferentemente da maioria dos turistas que vão à Agra através de passeio de um dia, recomendamos passar dois dias na cidade para explorar com calma suas atrações turísticas. Vejam o vídeo com os melhores momentos da nossa viagem:
É possível chegar em Agra através de avião, carro e trem. No nosso caso contratamos uma empresa que cuidou de toda nossa parte terrestre da Índia incluindo carro, motorista e guia nas principais cidades que visitamos.
TAJ MAHAL: Sem duvida a atração mais incrível de toda a Índia. O TAJ foi construído por Shah Jahan como um símbolo eterno do seu amor por sua esposa favorita e terceira, a quem ele chamou Mumtaz Mahal.
O local é amplamente reconhecido como a jóia da arte muçulmana na Índia e uma das obras-primas universalmente admiradas do património mundial.
Só para ter uma noção da grandiosidade do local o Taj Mahal precisou de mais de 20.000 trabalhadores para ser construído e levou cerca de 22 anos para ser finalizado.
Compramos nosso ingresso pela internet, foi a única atração da Índia que compramos antecipadamente, e fizemos uma visita guiada por todo o complexo ouvindo dicas e informações valiosas de toda a história e curiosidades sobre o lugar.
Chegamos por volta das 7:45 da manhã no local e o sol havia acabada de nascer, uma cena que nunca sairá da nossa memória.
Assim que entramos no Taj contratamos um fotógrafo para tirar fotos nos locais mais bonitos do monumento. E valeu muito a pena! Pagamos cerca de 500 rúpias o casal por cerca de 30 fotos.
Recomendo separar um período inteiro para explorar a atração com bastante calma e percorrer todo o complexo.
Agra Fort: essa atração também é imperdível em Agra. O Forte Vermelho foi durante mais de 8 anos, mais especificamente entre 1565 a 1763, sob o comando do imperador Akbar, ele é uma mistura da arquitetura hindu com a arquitetura mongol. O local é muito grandioso, construído todo em arenito vermelho e mármore branco.
Dica importante: visitem todas as atrações de Agra antes do Taj Mahal, pois tudo perderá a graça após a visita do Taj. E se possível contrate um guia para explicar toda a riqueza histórica das atrações turísticas da região.
Baby Taj: seu nome original é Itimad-ud-Daulah. Esse local foi concluído antes do Taj Mahal no ano de 1628 pela imperatriz Nurjahan, mulher do imperador Jahangir, em memória ao seu pai Mirza Ghiyas Beg e sua mãe Asmat Begum.
Mehtab Bagh: amamos ter conhecido esse local. Trata-se de um jardim com uma vista maravilhosa do Taj Mahal. Visitamos esse lugar no primeiro dia em Agra no horário do pôr do sol e ficamos impressionados com a vista.
Fatehpur Sikri: essa cidade fica a uma hora de Agra, mais ou menos 60 km, e é um ótimo local para ser visitado na região. Visitamos Fatehpur Sikri quando estávamos fazendo o percurso entre Agra até Jaipur e valeu muito a pena.
Visitar as fábricas de Mamoré branco: após visitar o Taj Mahal fomos conhecer uma fábrica de peças em mármore branco. Para quem gosta de objetos de decoração é imperdível.
A cidade de Agra possui ótimos restaurantes. Vamos aqui deixar algumas dicas de restaurantes que fomos e outros que foram indicações de amigos que foram: Esphahan, esse restaurante fica dentro do Oberoi Amarvillas; MoMo Café, segundo restaurante da cidade segundo o tripadvisor e fica no Couthyard; Bon Barbecue Restaurant; e o Peshawri, que fica no ITC Hotel.
Tijori – Anarkali Boutique (The Oberoi Amarvilas); Oswal – Anarkali Boutique (The Oberoi Amarvilas); Kalakriti - Opposite Hotel Pushpa Villa; Ganeshi Lall Emporium 13 M.G Road; Dawar Shoes Sadar Bazar.
LEIAM NOSSAS OUTRAS MATÉRIAS DA ÍNDIA.
Esse artigo foi lido 1160 vezes!
Sobre o Autor