Cultura, novo idioma, novas pessoas, novos lugares para serem explorados, acredito que essas são algumas das peças chaves para quem está buscando viajar, seja por curto ou longo prazo.
É impossível falar desses pontos, e não se pensar em China, afinal, o país mais populoso do mundo, com idioma e uma cultura extremamente diferente dos nossos padrões ocidentais, está na lista de muitos viajantes. E foi com essa curiosidade, que inclui China em meu roteiro de viagem.
Uma cidade próxima de Pequim, que é de fácil acesso e tem lugares bacanas pra conhecer é Datong. Esta cidade está a mais ou menos 7 horas viajando de trem, saindo da capital.
O ticket de trem custa algo em torno de 13 euros cada trecho, e você viaja em poltronas. Dependo do tempo de viagem e do destino na China, o ideal é pegar uma cabine compartilhada com camas individuais, mas pra cidades próximas como Datong, poltronas é tranquilo.
Bem, fiquei acomodado no hostel chamado Datong Green Island, que fica a 3 minutos andando da estação central de trem.
O dono é um cara super simpático, um artista que usa as paredes do hostel como tela para pintar atrações turísticas da região ou mapas com dicas, para facilitar o acesso dos hospedes as atrações próximas da cidade.
Quero compartilhar com vocês, uma das visitas que fiz nesta região, que foi das Grutas de Yungang, que fica a 50 minutos de Datong.
Do centro da cidade é necessário pegar o ônibus numero 1, um dos únicos que são dois andares, e custa algo em torno de 30 centavos de euro por trecho.
O ônibus para na entrada principal do que se parece um parque, pois tem um lago, área verde, templos e as grutas. O local fica a uma curta caminhada da bilheteria.
O ticket de entrada custa algo em torno de 11 euros, mas se o visitante tiver com carteira de estudante e passaporte, pagará apenas 5.5 euros.
No inicio do parque, passei por um templo, que fica no meio de um lago, muitas estátuas de Buda e é caminho para as grutas.
Após uns 15 minutos de caminhada cheguei nesta parte onde existem os morros em rochas, e foi neste local que em 460 d.C que iniciaram as construções de 51 mil estátuas de pedra , espalhadas em 53 grutas e mais de 1200 nichos budistas. Em 2001 foram declaradas Patrimônio Mundial da Unesco.
Passei algo em torno de 3 horas andando pelo parque e visitando as grutas, vendo as gigantes estátuas de Buda dentro das rochas e lagos congelados. Foi um passeio bem interessante, mas como era inverno, pouquíssimos turistas se aventuraram o que me deu mais liberdade para ficar nos lugares praticamente sem ninguém.
Na saída, tinha um senhor com um camelo-bactriano. Esta espécie de animal é nativo da região do norte da China e Mongólia, que por menos de 2 euros deixou eu dar uma voltinha por lá. Além de gigante, este camelo se adapta facilmente a temperaturas extremas, seja de calor ou de frio. Muito legal ver esse animal tão de perto.
Peguei o ônibus de volta exatamente no mesmo local que desci quando cheguei, que é exatamente a ultima parada da linha. Viagem rápida tranquila e com certeza é uma excelente programação para um dia na cidade de Datong.
Esse artigo foi lido 1802 vezes!
Sobre o Autor