Nossas dicas do Atacama: uma viagem cheia de cores e sabores
- 26 de maio de 2019
Essa viagem estava há tempos em nossa bucket list e temos certeza de que está também na de muitos brasileiros. Um deserto diferente, cenográfico, altamente inspirador: isso é o Atacama!
O deserto do Atacama está localizado no Chile, na altura do Trópico de Capricórnio. A amplitude térmica varia bastante ao longo do ano: no verão chega-se a uma sensação térmica de muuuuito calor durante o dia, e à noite esfria bastante. É também a temporada de chuvas no deserto, principalmente em fevereiro. No inverno, por sua vez, as temperaturas baixam muito, especialmente à noite e nas regiões de maior altitude. Mas, de dia, quando se está no sol, fica quente o suficiente para querer tirar todos os casacos e ficar só de camisa. Mais à frente detalharemos o que levar, que é uma pergunta muito importante da maioria dos viajantes!
Segundo nos contaram, as melhores épocas são março, abril e maio, que tem temperaturas mais amenas, e também outubro a dezembro. Ouvimos dizer que em setembro ocorrem ventos muitos fortes, levando areia por todo lado.
Fomos agora no início de junho e pegamos uma temperatura bastante confortável (frio mais intenso à noite e de manhãzinha, e durante o dia um frio agradável e até calor!). No entanto, ocorreram alguns inconvenientes, como passeios fechados devido à impossibilidade de acesso por causa da neve na alta montanha. Isso tem ocorrido bastante no Atacama, e parece que não só nessa época: diz-se por lá que o clima anda meio doido ultimamente.
Caminho a Piedras Rojas: acesso coberto de neve.
O acesso ao Atacama é feito via o aeroporto de Calama. Há voos partindo de Santiago pela Latam e também pela Sky Airlines. Optamos pelo segundo porque o preço era bem mais acessível (USD 32 o trecho por pessoa). O voo, que leva 2 horas, foi super tranquilo.
Para chegar à San Pedro, base para quem vai explorar o Atacama, leva-se cerca de uma hora e meia desde Calama. O mais seguro é fechar o transfer com uma empresa recomendada, como a Ayllu Expediciones. No nosso caso, como ficamos em um hotel all inclusive, o transfer privado estava incluído, e o motorista já nos esperava na chegada para nos levar até San Pedro.
San Pedro tem opções para todos os gostos e bolsos. Desde hostels muito simples até hotéis de alto luxo. Depois de nossas pesquisas e de conhecer alguns in loco, recomendamos os seguintes (vejam todos os hotéis do Atacama CLICANDO AQUI):
Categoria intermediária:
Categoria luxo, com opções all inclusive:
Noite estrelada no Alto Atacama.
No início, pensávamos que o hotel não seria muito importante em uma viagem como essa, em que se passa boa parte do dia em passeios. No entanto, saímos de lá certos de que é altamente recomendado ficar em um lugar com infraestrutura. Coisas simples como trocar de roupa ou tomar um banho podem se tornar um sofrimento se o hotel não tiver uma boa estrutura de calefação e aquecimento de água, por exemplo. Além disso, é uma maravilha chegar de um passeio cansativo e ter a possibilidade de tomar um vinho frente a uma lareira, fazer uma massagem no spa ou simplesmente curtir um banho de ofurô ao ar livre. Façam sua reserva no Alto Atacama Clicando aqui.
LEIAM NOSSOS OUTROS POSTS DO CHILE.
Essa é a parte mais legal e mais difícil numa viagem ao Atacama! São tantas opções de passeios, que o turista pode ficar confuso na hora de escolher pra onde ir! O Alto Atacama, por exemplo, oferecia mais de 30 opções de roteiros, de meio dia ou full day!
Passeio de bike oferecido pelo Hotel .
É recomendado ficar pelo menos 5 dias na região, e explico o porquê: alguns passeios são muito distantes de San Pedro, o que torna bem cansativa a viagem. No final das contas - especialmente se você estiver em um bom hotel como o nosso - vai querer curtir um pouco a estrutura e aproveitar as comodidades do local.
Curtindo as instalações do Alto Atacama.
O nosso roteiro inicial de 4 dias incluía:
- Vale da Lua e Vale da Morte
- Termas de Puritama e Lagoas Escondidas
- Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas
- Salar de Tara ou Gêiseres
- Passeio de balão no dia que o tempo permitisse ;)
Vale da Lua e Vale da Morte: Esse passeio é uma dobradinha perfeita e pode ser feito em uma tarde. Saímos do hotel às 15:15, e chegamos no Vale da Lua em menos de 20 minutos. A vista é surreal. As cores, a areia, o céu azul, o sal que enfeita a paisagem...dá vontade de ficar ali admirando por horas!
Vale da Lua. Blusa Wanderlust da @missalbergaria.
Vista incrível do Vale da Lua.
Ali mesmo no Vale da Lua, o guia nos leva a conhecer e explorar os arredores, passando por uma paisagem de rochedos e cavernas.
De lá, seguimos para o Vale da Morte, talvez o cenário mais esperado por nós, e de onde vimos um dos entardeceres mais lindos das nossas vidas!
Aguardando o pôr do sol no Vale da Morte.
Vinho + Pôr do Sol = combinação perfeita.
Entardecer estonteante no Vale da Morte.
O Alto Atacama leva um delicioso lanche e bebidas e prepara um piquenique gourmet para os hóspedes. Fomos sozinhos neste passeio, e pudemos curtir cada minuto do por do sol, vendo o sol pintar as montanhas de tons de rosa, vermelho e roxo, até o cair da noite! Foi perfeito!
Termas de Puritama e Lagunas Escondidas: Este passeio também era um dos mais aguardados por nós. Estávamos ansiosos por mergulhar nas águas quentes das Termas, que ficam localizadas em uma paisagem de tirar o fôlego! Nesse dia saímos por volta das 8:15 do hotel e seguimos por cerca de 1 hora para chegar até lá.
Não é preciso sequer fazer trilha, e o acesso às Termas é super tranquilo. São 8 piscinas naturais, algumas delas com pequenas quedas d'água ideais para uma massagem nas costas! A primeira piscina é reservada para os hóspedes do hotel Explora, mas as demais são abertas ao público.
O Alto Atacama leva roupões para nossa comodidade, e prepara um mini brunch acompanhado, claro, de excelentes vinhos chilenos. Nas Termas há infraestrutura de vestiários para trocar de roupa e banheiros. É sempre bom levar chinelo!
Vinho pós banho nas águas termais.
Mas o surpreendente mesmo ali foi o almoço oferecido pela Ayllu Expediciones: uma mesa completa e super bonita é montada para os clientes, que tem direito a ceviche, espetinho de camarões feitos na hora, pães e pastas variadas, e vinho, claro! A Ayllu também leva roupões para a galera.
Mesa montada pela Ayllu.
Por volta do meio dia, seguimos de volta para o hotel, onde almoçamos uma Parilla sensacional!
Bar da piscina no Alto Atacama.
Depois do almoço, por volta das 15h, fomos para as Lagunas Escondidas, mas já adianto que não foi a melhor opção ter ido à tarde! Por causa da incidência do sol nas lagoas, o melhor era ter ido pela manhã para vê-las bem azuizinhas! O trajeto até lá dura cerca de uma hora.
De qualquer maneira, o passeio foi incrível porque presenciamos mais um daqueles entardeceres estonteantes do Atacama.
As cores das Lagunas Escondidas.
Lagunas Escondidas. Blusa @missalbergaria.
Entardecer roxo nas Lagunas Escondidas.
Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas + Salar do Atacama: Como dissemos acima, nosso roteiro teve que ser adaptado. Fizemos os dois primeiros passeios conforme a programação, mas não pudemos chegar às Lagunas Altiplânicas porque o acesso estava fechado, todo coberto por neve. Não havia sequer previsão pra abrir. Poucos dias antes o acesso para Piedras Rojas também estava interditado, mas resolvemos ir e arriscar. A notícia era de que tinham limpado o caminho e que os fortes ventos da noite anterior poderiam ter ajudado a tirar a neve.
Quase não deu certo, rs! Quando chegamos, a neve já tinha encoberto tudo de novo. O pessoal da Ayllu Expediciones, (com quem fizemos o passeio nesse dia para avaliar alternativas de excursões para quem não está em hotéis all inclusive), foi peça chave para que conseguíssemos chegar ao local. Foi graças à experiência dos motoristas e guias, além da sorte de ter chegado um trator bem na hora em que precisávamos, que foi possível chegar à Piedras Rojas. Lá, encontramos um cenário bem diferente das fotos que costumávamos ver por aí: neve e gelo por toda parte! A temperatura chegava a abaixo de zero, com sensação térmica de -12 graus. A ideia era inclusive tomar o café da manhã lá, mas foi impossível!
Caminho para Piedras Rojas.
Fotos: Piedras Rojas; Frio, frio, frio!!!! Forçando um sorriso no meio de uma aventura congelante rs
Geralmente esse seria um ótimo passeio full day (Lagunas + Piedras), com direito àqueles tradicionais almoços oferecidos pelas excursões, no meio do deserto e com vistas incríveis! Mas por conta de tudo que relatamos, fizemos só a metade. Na volta, paramos para um café da manhã e para algumas fotos na estrada, passando pela famosa placa do Trópico de Capricórnio! Passamos rapidamente também pelo Salar do Atacama.
Em seguida voltamos para passar a tarde no hotel. Aproveitamos então para descansar e curtir o que o Alto Atacama oferecia de melhor.
Queijos e vinhos no Alto Atacama; Por do sol no Alto Atacama e beleza do céu do Atacama
Salar de Tara ou Gêiseres: Bom, nesse dia, não fizemos nem um, nem outro. Rs! O Salar de Tara estava fechado e ficamos com um pouco de preguiça de passar o dia inteiro fora nos Gêiseres, considerando que era nosso último dia. E por isso também não podíamos perder a última oportunidade de fazer o tão esperado passeio de balão com a Balloons Over Atacama, que tinha sido cancelado no dia anterior por causa da previsão do tempo.
O passeio começou cedo, às 5:50 da manhã com a empresa indo buscar os clientes nos hotéis. Por volta das 6:30, já estávamos no descampado de onde o balão ia decolar.
Um dos momentos mais lindos ali, enquanto esperamos a equipe montar e preparar o balão e comemos croissants e tomamos um café oferecido pela Balloons, é testemunhar o nascer do sol por trás das montanhas.
Os procedimentos de segurança são informados e logo estamos no ar. O balão sobe tranquilamente, ao tempo em que vemos o chão ficar mais longe e, a paisagem, mais bela!
A aterrissagem foi super tranquila, e graças à experiência e profissionalismo do piloto, Andy, passamos por essa aventura sem medo e pudemos apreciar toda a beleza do Atacama lá do alto. Dependendo das condições do vento, o passeio pode durar entre 20 minutos e 1 hora! O nosso foi super longo e muito bem aproveitado!
Foto proporcionada pela Balloons Over Atacama.
Antes de ir embora, somos agraciados com mais um lanchinho, desta vez acompanhado de espumante para brindar à nossa coragem! Ao final, a Balloons também nos entrega um certificado super fofo pra levarmos de recordação.
Fotos: Certificado de voo; Brinde com o piloto super gente boa, Andy, e espumante às 8am no deserto pode, né?! Rs
A Balloons nos deixa no hotel por volta das 9 da manhã, e ainda dá tempo de tomar o café da manhã. Aproveitamos para conhecer o Puri Spa, eleito um dos melhores da América Latina. Fizemos massagem e depois curtimos a hidromassagem.
Pra fechar com chave de ouro a viagem, optamos por almoçar fora (às vezes o all inclusive limita muito suas opções, apesar da comida do Alto Atacama ser excelente e bem variada).
Descobrimos que o restaurante do hotel Tierra Atacama é aberto para não hóspedes e lá fomos nós! Já tínhamos visto várias fotos do hotel e tínhamos muita curiosidade de conhecer.
Hotel Tierra Atacama.
Almoçamos super bem e fomos convidados a tomar um vinho no deck da piscina (não tinha nenhum hóspede por ali - que geralmente estão nos passeios neste horário - e acho que por isso que nos foi permitido fazer essas fotos).
Fotos: Área da piscina e spa do Tierra; As instalações são modernas e lindas, e a comida muito boa; Área do restaurante.
Faça sua reserva no Tierra Atacama CLICANDO AQUI.
No dia seguinte, saímos ás 5:50 rumo à Calama, para uma conexão rápida em Santiago. Devido ao horário, não foi possível tomar café da manhã, mas o Alto Atacama deixou uma matulinha super fofa preparada pra gente comer no caminho.
NÃO DEIXEM DE VER NOSSOS OUTROS POSTS DO CHILE.
Adoramos toda a experiência, que certamente foi uma das mais marcantes que já vivemos. Não conseguimos fazer todos os passeios que gostaríamos, mas também foi uma delícia experimentar o Atacama de forma tranquila e sem pressa.
Mais uma viagem com a cobertura maravilhosa da @EasySim4u. Com o chip deles pude fazer os stories no Instagram e postar as fotos em tempo real para que me acompanhassem. É uma super dica que garante conforto e comodidade na sua viagem. Serviço de internet no celular mais que aprovado.
Esse artigo foi lido 8518 vezes!
Sobre o Autor