Dicas de Morro de São Paulo: um paraíso na Bahia

  • 02 de julho de 2018
Dicas de Morro de São Paulo: um paraíso na Bahia


Nesse post vamos dar dicas e informações úteis de um paraíso baiano chamado Morro de São Paulo, um dos destinos turísticos mais famosos e cobiçados do Nordeste, repleto de belezas naturais, praias lindas, pousadas maravilhosas e muita diversão.

 

 

COMO CHEGAR em Morro de São Paulo:

 

Existem três formas de se chegar em Morro partindo de Salvador, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

 

1) Marítimo: são 2 horas e meia em um catamarã, todos bem equipados e seguros. O ponto positivo é o preço e o tempo, pois de todas as formas essa é a mais barata e a que tem um tempo intermediário de viagem. O lado ruim é que durante a viagem muitas pessoas passam mal, devido ao balanço do barco. A primeira vez que fomos em Morro a viagem de catamarã nos deixou muito enjoados, nos dois passamos muito mal. Porém, dessa última vez a viagem foi super tranquila e não vimos ninguém passando mal, depende muito da maré;

 

2) Aéreo: essa é a maneira mais rápida de se chegar em Morro de São Paulo, aproximadamente 35 minutos. A desvantagem é o preço, que chega a custar quase 5 vezes mais que o marítimo;

 

3) Semiterrestre: para nós esse é o que menos indicamos. O trajeto é o mais longo, as vezes chega a durar 4 horas. Além disso, também tem alguns trechos que temos que pegar lancha. A real vantagem do semiterrestre é que na volta para Salvador deixa os passageiros no hotel ou aeroporto, dependendo do pacote. 

 

ONDE FICAR em Morro de São Paulo: 

 

 

As praias em Morro são divididas em Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta (também chamada Praia do Encanto).

 

Primeira Praia: o Bacana dessa praia é que fica mais perto do centrinho e do porto, sendo melhor na hora de ir para alguns restaurantes. Além disso, é o local que se acha hospedagens mais baratas.

 

Ótima opção de hospedagem na região é a Pousada Bahia Bacana. Possui quartos amplos e bem decorados e uma piscina maravilhosa de borda infinita na cobertura. Leia mais sobre ela clicando aqui.

 

Pousada Bahia Bacana

 

Segunda Praia: para quem quer agito esse é o melhor lugar de todos para se ficar, dizemos que é onde tudo acontece em Morro de São Paulo. Uma boa opção de pousada aqui com ótimo custo x benefício é a Pousada Bahia 10.

 

Pousada Bahia 10

 

Terceira Praia: o  bacana dessa praia é que tem uma das vistas mais bonitas de Morro e fica pertinho da Segunda Praia, porém com um pouco mais de tranquilidade. Esse é um dos melhores lugares para se ficar hospedado, pois fica próximo de tudo.

 

Recomandamos aqui a pousada Minha Louca Paixão, uma das pousadas mais cobiçadas da ilha, e que possui uma decoração linda e uma das melhores piscinas da ilha. Clique aqui para saber mais desse cantinho especial.

 

Villa dos Corais

 

Quinta Praia: é para quem quer exclusividade, paz e tranquilidade. Nessa praia existe apenas dois hotéis, o que torna o lugar quase deserto. Foi aqui que ficamos pela segunda vez, no Hotel Vila dos Orixás, simplesmente um dos melhores hotéis do Nordeste, já eleito entre os 25 mais românticos do país e faz parte do Roteiros de Charme.

 

Hotel Vila dos Orixás.

 

Todos os quartos do hotel são bangalôs, o que permite uma maior privacidade, espalhados por um enorme coqueiral e pintados de vermelho, dando um contraste lindo com o verde. A piscina é de ficar maravilhado, enorme, de um azul escuro que a torna ainda mais charmosa. Porém, a parte mais disputada é na praia, com um Beach Club bem charmoso.

 

 

Se tem um lugar que não falta atrativos é em Morro, tanto pela manhã como de noite. Os principais passeios na Ilha é o que nos leva até Boipeba, um outra Ilha vizinha, cercada de muita natureza e onde paramos numa piscina natural incrível. O outro passeio é para Gamboa, e esse foi o nosso passeio preferido, os cenários desse lugar são de deixar qualquer um de queixo caído, a cor do mar é de um verde vibrante, e na sua margem a água é bem transparente. A outra parada desse passeio é no famoso banho de argila, muito engraçado que todos caem na brincadeira e se pintam de verdade. 

 

 

Além desses passeios, Morro é conhecido por seus mergulhos, ricos em vida marinha. Não podemos deixar de falar na Tirolesa, que é uma das maiores da América Latina, perfeita para quem ama adrenalina. 

 

Acho que uma das coisas mais inesquecíveis de Morro de São Paulo é o seu pôr do sol maravilhoso. O melhor lugar para apreciar esse espetáculo é na Toca do Morcego, um pub no alto do morro, com muitos pufs e cadeiras. O local é mega animado, com dj tornando a energia do lugar ainda melhor. Depois do pôr do sol o lugar se transforma, e as velas tomam de conta, tornando o local bem romântico.

 

 

A noite de Morro é um ponto que merecia uma matéria somente para ela, pois são inúmeros restaurantes, bares e muitas festas. O grande bacana de Morro é isso: um local que atinge a todos os públicos, desde quem quer muito agito aos que procuram por tranquilidade.

 

ONDE COMER em Morro de São Paulo:

 

 

Cantina Andina: O local é o número 1 de Morro de São Paulo pelo TripAdvisor, recebendo a colocação por muito merecimento. O  restaurante fica em um local bastante escondido da Ilha e foi justamente isso que nos fez ficar impressionados. O restaurante trabalha com um MenuDegustação, onde os pratos são mudados constantemente.

 

Santa Villa: Fica localizado bem na orla da Segunda Praia, onde podemos ter a vista da praia, Bem agradável parar, tomar um drink e escolher um de seus pratos, indicamos o arroz de polvo que estava delicioso.

 

Café das Artes: O local é bem charmoso, fica bem na frente da pracinha, onde podemos ver o vai e vem dos turistas e moradores, a pracinha tem um clima bem gostoso. O restaurante tem um preço que bacana e os pratos são maravilhosos, não deixem de provar o camarão no coco verde, é de comer rezando. Além disso, a sobremesa é de arrematar a noite, um petit gateau de cocada com sorvete de tapioca. 

 

Dicas extras : Passem pelo menos três dias em Morro de São Paulo, pois é um lugar com muitas atrações. Ao se chegar na ilha, vai ter muitos homens com carrinhos de mão oferecendo para levar as malas, muitos turistas negam, mas se arrependem no meio do caminho, pois a caminhada é pesada e como o nome já diz é um morro. Para se entrar em morro é pago uma taxa fixa de 15 reais por pessoa. 

 



Esse artigo foi lido 1772 vezes!

Sobre o Autor

Yago Aguiar e Mariana Marques

Proprietários do instagram @viajando_sem_parar, estudantes de medicina e possuem o de hobby viajar

Veja Também