Dicas da Ilha de Boipeba: atrações, passeios, pousadas e muito mais
- 28 de maio de 2019
É uma ilha localizada no litoral Sul da Bahia, pertinho de Morro de São Paulo. O local ainda é pouquíssimo conhecido, sendo exatamente isso que torna Boipeba tão especial e mágica. Em 2013 foi eleita como a ilha mais bonita da américa latina, sendo mais que merecido.
Boipeba é para quem quer muita paz e tranquilidade, simplesmente esquecer do tempo e viver dias de muita calmaria. Além disso, é um lugar bem rústico, com poucos restaurante e a grande maioria das pousadas são simples, tendo conforto, mas nada de muito luxo. Se busca por festas, grandes resorts, pousadas luxuosas, esse definitivamente não é seu lugar.
Acredite, não é uma missão muito fácil chegar em Boipeba. Saindo de Salvador são 40 minutos de ferry boat até Itaparica, onde pegamos um ônibus até Valença com duração de 2 horas e meia, de lá pegamos um barco até Boipeba que dura 1 hora de viagem. Chegar ao paraíso tem um preço, mas vale a pena. Outra forma é pegar um avião até Valença e depois o barco até Boipeba.
Ficamos numa pousada bem diferente, se chama O Céu de Boipeba, 1 lugar no TripAdvisor. A pousada fica no alto de um morro, e ela foi construída para que tivéssemos o máximo de contato com a natureza e uma vista quase que de 360 graus da ilha. Ao entrarmos na pousada tem um chuveirinho para lavar os pés e daquele ponto em diante se anda descalço, o que nos remete a estarmos na nossa casa. É impossível falar a sensação que tivemos de chegar nessa pousada, pois a vista do local é algo de se arrepiar e o mais interessante é que não tem parede ou nada do tipo, ou seja, para absolutamente todo local que olhamos temos vistas lindas.
O quarto é o ponto alto da pousada O Céu de Boipeba, são apenas 6 (aproveito para dizer que é bem difícil achar vaga nessa pousada, portanto façam com bastante antecedência). No quarto a “parede” toda de vidro, temos uma visão completa da vista, inclusive de dentro do banheiro temos aquela visão. A varanda é grande com um grande sofá e uma banheira charmosa de madeira. Sem dúvidas nenhuma foi a pousada mais surpreendente que fomos. O único ponto ruim dessa pousada é a subida que temos que fazer para se chegar lá.
Não espere muitas atividades para se fazer na ilha, como dito antes esse é um lugar para se curtir com muita calma. O grande bacana de Boipeba é justamente isso e a sua ligação com a natureza praticamente intocada. Acordar sem ter horário, sair para uma das várias praias desertas, escolher uma sombra dos coqueiros, deitar e esquecer do tempo. Pegar um dos barquinhos, ir até as piscinas naturais de Moreré, conhecer a praia encantada de Bainema. Para quem não quer fazer esses trajetos a pé, pode ser feito de quadriciclo ou no passeio que dá a volta na ilha toda.
É engraçado como o dia em Boipeba parece que tem 30 horas. É um local que tem um tempo próprio, onde a pressa não é nada bem vinda.
GUIDO DA LAGOSTA: esse é um dos locais mais conhecidos da ilha, fica numa praia exuberante, de um mar verdinho e calmo. Ao chegar mais perto já podemos sentir o cheiro das lagostas que são feitas no fogão a lenha pelo próprio Guido. A mais tradicional é a lagosta na manteiga, deliciosa!
Namoa: esse restaurante fica na vila e para nós foi o restaurante mais bonito de Boipeba, o local é maravilhoso. Impossível passar na frente e não se apaixonar. Clima bem romântico, luz de velas. O lugar trabalha com crepes, sorvete e doce de leite artesanais e foi um dos melhores que já comemos.
Azul Restaurante: foi o nosso último jantar, onde fomos recebidos pela dona que é uma simpatia, com um sorriso enorme no rosto e nos contou um pouco a sua história de ter saído de São Paulo e ter se apaixonado pela paz de Boipeba. Nessa noite resolvemos pedir hambúrguer, preparado pela própria dona e estava muito gostoso.
Esse artigo foi lido 8635 vezes!
Sobre o Autor