Trilha do Talhado - um verdadeiro paraíso no sertão alagoano
- 31 de outubro de 2017
Neste post vou mostrar um local pouco explorado em Alagoas, mas que é na minha opinião um dos destinos mais encantadores do nosso Estado.
Pois bem. O local que estou falando é a trilha do Mirante do Talhado, situado no município de Delmiro Gouveia. Como estávamos hospedados em PIRANHAS, no Hotel Pedra do Sino, saímos logo cedo e fomos direto para o Mirante do Talhado.
O caminho para o Miranteé bem tranquilo. Chegando em Olho D'Água do Casado, segue à direta no sentido de Delmiro, no km 12 fique atento a uma placa com a foto dos Cânions com o nome Restaurante Ecológico Castanho e Mirante do Talhado. Entre e siga 16 km nesta estrada.
Quem faz a trilha é o Sr. Francisco, um Sr. de 75 anos com disposição de 20 que é proprietário de alguns chalés na região. Contratamos o passeio por telefone (custou 30 reais por pessoa - 82 988749373). Ainda no telefone o mesmo nos orientou a ir de calça, camisa, chapéu e roupa de banho, pois o passeio iria até a famosa gruta do talhado, local onde é possível tomar um banho refrescante no Rio São Francisco.
Assim que chegamos no local fomos recebidos pelo simpático Francisco e iniciamos nossa trilha. O primeiro momento da trilha é feito na Caatinga, onde o nosso guia nos mostrou várias espécies de árvores nativas entre elas a Jurema preta, o Juazeiro (é da raspa dessa árvore que faz o creme dental), Imbuzeiro (árvore que guarda bastante água na raiz), a Arapiraca e o Angico.
Durante o percurso inicial ficamos impressionado com algumas flores que florescem em um ambiente tão seco!
Após toda essa aula e depois de alguns minutos começamos a percorrer o lindo paredão de pedras que forma os Cânions do São Francisco.
Durante toda a trilha o nosso guia foi contando um pouco da história da região, das rochas e das flora que existe no local, uma verdadeira aula de história e ecologia. Assim que chegamos no Mirante do Talhado ficamos encantados com a vista! Realmente é de tirar o fôlego e compensa todo o esforço.
Após uma hora de trilha chegamos na Gruta do Castanho. O local é simplesmente espetacular, com uma água muito verde e cercado pelos paredões rochosos.
A trilha é de grau de dificuldade médio, ou seja, só é interessante fazer pessoas que tenham um bom rigor físico e que gostem realmente de aventura.
Existem dois ou três grandes obstáculos durante a trilha. Esse da foto abaixo é um deles.
Quando chegamos na gruta pegamos uma canoa e fizemos um passeio entre os paredões até a plataforma. Lá tomamos uma água de coco e descansamos um pouco para fazer a trilha de volta.
O passeio superou todas as nossas expectativas e gostamos bastante.
Recomendamos levar uma pequena bolsa com protetor solar, um lanche leve e água.
Assista o vídeo abaixo com algumas imagens de Piranhas:
Sigam nosso Instagram @marcionomundo. Espero que tenham gostado dessas dicas e qualquer dúvida é só perguntar que teremos o maior prazer em ajudá-los.
Esse artigo foi lido 20655 vezes!
Sobre o Autor
Márcio Aguiar Valença
Um médico que é apaixonado por viagens.