Conhecendo a Palatéia: o paraíso das ostras alagoanas

  • 02 de julho de 2019
Conhecendo a Palatéia: o paraíso das ostras alagoanas


Um passeio que tinha tempo que queria fazer em Alagoas mas que nunca encaixava na nossa agenda era o passeio para a Palatéia, reserva ambiental com 748 hectares de mangue e Mata Atlântica situada na Barra de São Miguel e no Roteiro, no litoral sul de Alagoas.

 

 

A Palatéia é bastante conhecida em Alagoas por ser uma reserva que é a maior produtora de Ostras do Estado (Associação Paraíso das Ostras) e por possuir o Projeto Caçadores de Mel que produz mel e o própolis vermelho.

 

 

Fomos conhecer esse paraíso à convite do site Visite Alagoas e eles organizaram um super tour pelo litoral sul de alagoas e uma das paradas foi justamente na Palatéia.

 

Foto: Japiassu.

 

É possível fazer o passeio de duas formas: indo sozinho e contratando os barqueiros na hora ou contratando um guia especializado para fazer o passeio e receber uma verdadeira aula sobre a flora, a fauna e as curiosidades da região. 

 

 

Como fomos com o pessoal do Visite Alagoas fizemos o passeio com a empresa Aventura EcoBrasil que fica situada na Barra de São Miguel e é do guia Daniel Brasil que conhece a fundo a cultura da região. 

 

A reserva da Palatéia fica a poucos minutos da segunda entrada da Barra de São Miguel (5 km mais ou menos) antes da ponte que dá acesso ao município do Roteiro. A estrada até o local é de barro e o passeio de barco pelos canais é um verdadeiro charme.

 

 

Assim que chegamos fomos recebidos pelos simpaticos moradores da região, são cerca de 120 famílias que vivem na comunidade, e fizemos uma trilha rápida no meio do mangue até o acesso aos local que saem as canoas que navegam para os criatórios de ostras. 

 

Foto: Japiassu.

 

O passeio é lindo, repleto de natureza, vida é muito verde. Durante o percurso recebemos diversas explicações do nosso guia e ficamos sabendo que na região existem três espécies de mangue (preto, vermelho e branco), vimos varias espécies de aves e caranguejos e conhecemos mais um pouco sobre todo processo de produção das ostras.

 

 

Após conhecer e saber os detalhes da criação das ostras paramos no meio do canal de produção e fizemos uma degustação de ostras acompanhando de champanhe, um verdadeiro mimo! Sem dúvida um dos passeios mais exclusivos de Alagoas.

 

Foto: Japiassu.

 

Para maiores informações do passeio procurem o guia Daniel Brasil, da empresa Aventura Ecobrasil @aventuraecobrasil. Telefone: 82 98807 6968.

 

Não deixem de assistir o vídeo com os melhores momentos do nosso passeio pela Palatéia e aproveitem e se inscrevam no nosso canal do Youtube.

 

 

Enfim, adoramos ter vivido essa experiência e esperamos que tenham gostado das nossas dicas! Aproveitamos ainda para agradecer ao site Visite Alagoas pela organização do passeio. Foi Incrível! Não deixem de ler nossos outros posts de Alagoas.



Esse artigo foi lido 15103 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo

Veja Também